O que Deus estava fazendo antes de criar o mundo?

Tenho ouvido, e eu mesmo tenho repetido, a história sobre como Agostinho respondeu a dois discípulos quando perguntaram “O que Deus estava fazendo antes de criar o mundo?” Supostamente, ele respondeu: “Criando inferno para os que fazem perguntas assim.” Mas hoje, lendo Confissões 11.12, encontrei as seguintes palavras:

Eis minha resposta à questão: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra?” – não responderei jocosamente como alguém para contornar a dificuldade do problema: “Preparava o inferno para os que perscrutam esses mistérios profundos”. – Uma coisa é compreender e outra é brincar. Não, essa não será minha resposta. Prefiro dizer: “Não sei” – pois de fato não sei, que ridicularizar quem faz pergunta tão profunda, ou louvar quem responde com sofismas.

Um comentário em “O que Deus estava fazendo antes de criar o mundo?

  1. Amado pastor,
    Não sei é uma excelente resposta. Todavia, entendo que tal pergunta não faz sentido, haja vista que fisicamente, sem matéria não há tempo – mesmo sendo o tempo definido como sequência de eventos. Sabendo que Deus é espírito, e que antes da criação do universo não existia matéria, a pergunta “O que fazia Deus antes da criação do mundo”, não faz sentido físico e nem filosófico. Fui muito abstrato? : )

Deixe uma resposta